O mágico francês Yann Frisch é conhecido por seu número “Baltass”, em que, usando apenas as mãos, duas canecas e algumas bolinhas vermelhas, consegue deixar o público impressionado quando ele não consegue perceber os movimentos de suas mãos.
No truque, um personagem vestindo ceroulas parece atordoado, quase esquizofrênico ao perceber que não consegue lidar com as bolinhas vermelhas em suas mãos. Elas somem, reaparecem, se multiplicam e impressionam até o expectador mais atento.
“Baltass” é uma combinação das palavras francesas correspondentes a “bola” e “copo”, o que faz muito sentido quando se observa em que consiste o truque. Sua última versão foi feita em 2012, durante a Convenção Internacional de Mágica, em Pequim, China. Frisch acabou levando o prêmio da competição com suas espetaculares manobras.
Ainda que você tente ver tudo em câmera lenta, pausando e dando diversos replays, dificilmente entenderá como ele consegue enganar os olhos de quem assiste. É como dizem alguns mágicos há bastante tempo: “A mão é mais rápida que o olho”.
FONTE(S)Digital Journal e Mega Curioso