Cabeçalho

Cabeçalho

Resumo do evento da Apple: anúncio do Apple Watch e iPhone 6



O evento

Nesta terça-feira, dia 9 de setembro de 2014, todos os mistérios chegariam ao fim com o evento programado para as 14 horas (horário de Brasília). A apresentação seguiu a tradição e ocorreu na cidade de Cupertino, estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

A transmissão começou cheia de problemas, provavelmente por causa da grande quantidade de acessos que os servidores da companhia recebiam. Passadas as dificuldades do momento, a apresentação teve início e quem subiu ao palco primeiro foi, como de costume, o CEO da Apple, Tim Cook.



Confirmado: duas versões do iPhone

A presença do smartphone, apesar de oficialmente não confirmada, era mais do que certa. Todos os vazamentos acabaram tirando um pouco do “efeito surpresa” dessa parte da apresentação e nem a revelação de dois modelos do aparelho pegou alguém de surpresa. Suas telas trouxeram os tamanhos de 4,7 e 5,5 polegadas, sendo que o modelo maior é chamado de iPhone 6 Plus.

As resoluções presentes nos aparelhos, no entanto, eram novidades: na versão menor, 1334x750, com densidade de pixels de 326 ppi. Na maior, um display Full HD, ou seja, 1920x1080 e densidade de pixels de 401 ppi. Ambas as telas trarão a tecnologia Retina Display e contarão com um vidro reforçado com um processo envolvendo íons.



A presença do chip A8 também foi confirmada e defendeu-se que isso garantiria muito mais desempenho gráfico e eficiência energética. Acompanhando esse chip, o coprocessador M8 lida com os vários sensores presentes no smartphone.

Considerando as conectividades, além do essencial suporte à rede WiFi, que atenderá até o padrão 802.11ac, os aparelhos também trarão um 4G LTE melhorado em relação à versão anterior.



A câmera traseira foi confirmada como tendo 8 MP, com um autofoco extremamente rápido e muitos recursos extras. O teclado, capaz de prever e aprender à medida que é utilizado, aprimorará as suas respostas cada vez mais.

O aplicativo Health, voltado para aqueles que se preocupam com a saúde e querem a ajuda do smartphone para isso, também ganhou uma atualização. Além dele, o sistema de notificação e o TouchID também receberam aprimoramentos.



Para aqueles que gostam de personalizar a aparência externa do aparelho, a Apple oficializou o lançamento de uma série de capas para proteger o iPhone. São cases de silicone, disponíveis em seis cores diferentes e de couro, que chegarão em cinco unidades distintas.

A companhia também decretou o fim das carteiras com o seu novo sistema de pagamento, o Apple Pay. Focado na segurança e privacidade, esse recurso recebeu grande destaque durante o evento e foi mencionado que ele pretende revolucionar a forma como lidamos com as transações financeiras.



Também foram revelados os valores e datas de lançamentos para as versões do iPhone, que chegarão às prateleiras no dia 19 de setembro em países seletos, com pré-venda acontecendo a partir do dia 12. A empresa também aproveitou para atualizar o valor de seus modelos anteriores, o iPhone 5S e 5C. O esquema de preços segue conforme as imagens abaixo, sendo que os valores são para a aquisição de um contrato com operadora.

Como é possível notar, a versão de 32 GB não será comercializada. E, infelizmente, o Brasil não está incluído na lista de países que receberão o novo iPhone na semana que vem, restando a promessa de que ele chegará até o final do ano.



One more thing... Apple Watch

Com um belíssimo trailer, a Apple quase pegou todos de surpresa. Para a infelicidade dela, muitos já esperavam o anúncio de um SmartWatch da companhia, o que não diminuiu a expectativa para o que estava para ser anunciado.

Um dos detalhes mais chamativos desse dispositivo e que ganhou grande atenção na apresentação foi o Digital Crown, espécie de botão giratório que trará inúmeras funções. Um dos principais argumentos da empresa para trazer essa novidade foi a necessidade de evitar que as pessoas ocupem toda a tela do relógio com gestos e toques.



O SmartWatch também traz a tecnologia Retina display, mas dessa vez é equipado com uma lâmina de cristal de safira. Além disso, os mecanismos de leitura de pulso e sincronização de horário são recursos que receberam certa atenção por causa da precisão.

O dispositivo também recebeu grande destaque por causa de seu design customizável e funções compartilhadas entre outros relógios. É possível, por exemplo, enviar seus batimentos cardíacos e desenhos feitos na tela diretamente para outro Apple Watch.



Como não poderia deixar de ser, o SmartWatch também possui funções que o transformam em um excelente personal trainer para acompanhar todas as atividades físicas. O aplicativo Workout é capaz de mostrar, em tempo real, várias medidas capturadas enquanto o dono do Apple Watch o utiliza.

Para finalizar, foram apresentados três grupos de pulseiras disponíveis para o SmartWatch que contemplariam estilos e gostos distintos de cada pessoa. O relógio terá preço oficial de US$ 349 e só estará disponível a partir do começo do ano que vem.



E agora: música

Perto do fim da apresentação, quem sobe ao palco é U2, grupo musical que traz mais uma surpresa aos consumidores. Através da iTunes Store, um álbum da banda será distribuído para todo os cadastrados até o dia 13 de outubro.

De acordo com Tim Cook, esse será o maior lançamento de um álbum no mundo, sendo que 119 países terão essa novidade disponível. Mais de 500 milhões de pessoas ganharão esse presente e qualquer um pode se cadastrar e usufruir dessa regalia também.



E essa foi a apresentação da Apple que teve como principais revelações os novos smartphones da linha iPhone e o Apple Watch, relógio inteligente da companhia.

FONTE: TecMundo
 IMAGENS: Apple